segunda-feira, 11 de junho de 2012


Escravidão moderna: um atrelado de dividas que acaba com a negação da libertação

Em muitos livros falam que a abolição da escravatura no Brasil acabou em 1888,quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea,entretanto mesmo essa lei sendo valida ate hoje muito não a obedecem.
O trabalho escravo acontece em todos os países e ate mesmo aqui no Brasil, os estrangeiros são os que mais sofrem com esse tipo de trabalho, pois ao receber a proposta de virem para o Brasil são iludidos com a propaganda de ganharem mais de 200 dólares mensais, e ao chegarem aqui são surpreendidos com a carga horária diária de mais de 14 horas e tem seus documentos apreendidos pelos coiotes. Sendo assim obrigados a trabalhar para pagar suas dividas com os traficantes, como seu salário é muito baixo, trabalham quase um ano sem receber nada em troca, literalmente trabalham de graça. Esse tipo de escravidão acontece também na parte pobre da Rússia, eles traficam mulheres para serem escravas da prostituição.
Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. 
Muito para acobertar a expressão escravidão moderno usa-se o termo trabalho forçada que significa quase a mesma coisa, pois os dois usa o ato de violência ou ameaças para poderem ter o trabalhador, se a lei fosse mais rígida não haveria tantos atos de escravidão no meio rural e nem no urbano.


 Bibliografia